Quinta, 25 de Abril de 2024
Notícias Festas Juninas

Festa junina de escola é mais que a dança da quadrilha

As festas juninas tiveram a participação de representantes da SME

12/06/2017 10h16 Atualizada há 7 anos
Por: Fonte: Assessoria Comunicação SME
Festa junina de escola é mais que a dança da quadrilha

Junho é o mês da quadrilha nas escolas brasileiras. Aliás, não só dela, como também da roupa xadrez, das comidas típicas, dos bigodinhos desenhados com lápis e das trancinhas falsas nos cabelos das meninas. E algumas escolas da rede Municipal de Ensino de Camaquã, começou suas festividades comemorativas a São João no dia 03 de junho, estendendo-se até o dia 11, em 14 escolas municipais.
A Secretaria Municipal da Educação esteve presente nas festividades de comemoração à São João, através da Secretária Eva Rosi Bueno Nunes e demnais representantes, mostrando a importância da participação da SME nos tradicionais eventos realizados nas Escolas, acompanhando as atividades dos alunos em diversas modalidades, da dança de quadrilha as apresentações individuais. No mês de julho irá acontecer as festas de São João em 16 Escolas, começando no dia 01, estendendo-se até o dia 15.
As festas juninas estão entre os mais prestigiados festejos públicos tradicionais do Brasil. Elas são comemoradas entre nós desde a época colonial e tem suas raízes na mistura das tradições rurais que se formaram no interior do Brasil com o catolicismo popular herdado da Europa.

Relação das festas juninas com o catolicismo popular
As festas juninas levam esse nome, evidentemente, porque são realizadas no mês de junho. Mas qual é o motivo de tais festas serem celebradas justamente nesse mês? A explicação é simples: em junho celebra-se o dia de quatro santos da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua (dia 13), São João Evangelista (dia 24), São Pedro e São Paulo (ambos celebrados no dia 29). Desse modo, as festas realizadas ao longo do mês giram em torno desses santos.
É importante ressaltar também que o imaginário popular referente a esses santos, principalmente a São João, dá a cara e o tom das festas. Por exemplo: um dos elementos principais de uma festa junina é a fogueira. Em torno da fogueira, são feitas simpatias, dança-se, come-se etc. A fogueira é símbolo de São João Batista. Por isso, a ocasião mais precisa para fazer a fogueira é na virada do dia 23 para o dia 24.
Faz parte também das festas juninas, com destaque fundamental, o cenário adornado com bandeirolas coloridas, os trajes típicos do interior e a famosa dança da quadrilha. A quadrilha tem origem francesa e foi introduzida no Brasil na época da vinda da Família Real Portuguesa, no início do século XIX.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Tomázia Ribeiro






Escola Municipal de Educação Infantil Cypriano José Centeno

Escola Municipal de Ensino Fundamental José Antônio Netto


Escola Municipal de Ensino Fundamental Mahatma Gandhi

Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Centeno Crespo




Escola Municipal de Ensino Fudamental Nadir Medeiros




Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida

São Paulo, SP
Atualizado às 07h08
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 26°

20° Sensação
3.09 km/h Vento
83% Umidade do ar
38% (0.24mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 19° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (27/04)

Mín. 20° Máx. 31°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias